UEPB - Repositório Digital

A BNCC e a oralidade no ensino médio: em foco o ensino da língua portuguesa

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Monteiro, Maria Helena Silva
dc.date.accessioned 2025-03-07T12:54:42Z
dc.date.available 2025-03-07T12:54:42Z
dc.date.issued 2025-02-21
dc.identifier.other CDD 370
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33666
dc.description MONTEIRO, Maria Helena Silva. A BNCC e a oralidade no ensino médio: em foco o ensino da Língua Portuguesa. 2025. 19f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2025. [Artigo]. pt_BR
dc.description.abstract O ensino da oralidade está estabelecido pelo documento normatizador da educação básica brasileira, a BNCC, o qual reforça as propostas dos PCNs para esse eixo. O ensino da oralidade merece obter lugar de destaque nos documentos parametrizadores, visto que, por décadas somente a modalidade escrita possuía lugar de destaque no ensino de Língua Portuguesa na educação básica. Dessa forma, os PCNs e a BNCC implementaram a oralidade nas práticas escolares e assim reconheceram a importância desse eixo para o letramento multimodal. Dito isso, o presente artigo buscou analisar o eixo oralidade na BNCC para o Ensino Médio (EM) no componente curricular de Língua Portuguesa, com foco no mapeamento das habilidades destinadas a esse eixo e suas propostas de trabalho. Desta forma, este trabalho é de natureza documental e qualitativa, no qual é utilizado a BNCC como a fonte principal da pesquisa e referências bibliográficas como Carvalho e Ferrarezi (2018), Marcuschi (2011) e Cavalcante e Melo (2006) para fundamentar o trabalho. Além disso, foi utilizado como apoio metodológico a análise de conteúdo de Bardin (2020). A análise realizada identificou que a BNCC reconhece a relevância da oralidade para o ensino de Língua Portuguesa, mas as habilidades direcionadas para esse eixo de ensino ainda são poucas em comparação com os demais eixos de integração. Porém, há estímulos e abordagens diferenciadas para o desenvolvimento da oralidade. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dr. Jordão Joanes Dantas da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Base nacional comum curricular - BNCC pt_BR
dc.subject Oralidade pt_BR
dc.subject Ensino de língua portuguesa pt_BR
dc.title A BNCC e a oralidade no ensino médio: em foco o ensino da língua portuguesa pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta