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O presente trabalho aborda sobre a escassez de mulheres citadas na história da matemática e de
como o contexto geográfico foi fundamental para a produção dos conhecimentos. Logo, esta
pesquisa tem por objetivo discutir como as mulheres de diferentes épocas, para alcançar
destaque na Matemática ou na Educação Matemática, precisavam ter um deslocamento
geográfico e o porquê de poucas serem citadas na história. Além disso, esta visa discutir como
determinadas regiões que possuíam grande poder e visibilidade cientifica foram primordiais
para o reconhecimento delas. Sendo assim, trata-se de um estudo bibliográfico onde será
apresentado um estudo da biografia de algumas mulheres matemáticas, que tratamos como
estrelas, pois, contra o status quo, foram além do seu tempo nesta ciência. Também tratamos
assim porque, ao longo dos séculos - desde a Idade Antiga até os dias atuais - vivemos em um
sistema misógino e patriarcal, no qual as mulheres são, geralmente, restringidas ao ambiente
familiar e aos afazeres que demandam dele. Assim, expomos a resistência e façanhas de
algumas delas para vencer os obstáculos impostos por aqueles que detinham o poder, além de
destacar o apagamento, em sua maioria proposital, de muitas que não tiveram as mesmas
oportunidades e reconhecimento. Concluímos que esta é uma forma de obter a realização de
novas pesquisas acerca desta temática, além de um incentivo para que estas importantes
personagens femininas sejam destacadas na apresentação de determinados conteúdos do meio
acadêmico. |
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