UEPB - Repositório Digital

A persuasão no ato de venda: uma análise de Reels do Instagram sob a perspectiva da semântica argumentativa

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Cunha, Carolaine Leticia Arlinda da
dc.date.accessioned 2025-03-11T23:27:32Z
dc.date.available 2025-03-11T23:27:32Z
dc.date.issued 2024-05-09
dc.identifier.other CDD 401.43
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33680
dc.description CUNHA, Carolaine Leticia Arlinda da. A persuasão no ato de venda: uma análise de Reels do Instagram sob a perspectiva da semântica argumentativa. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2025. pt_BR
dc.description.abstract A linguagem está presente em todas as esferas sociais e possui diversas finalidades, dentre elas, convencer alguém a fazer determinado ato ou persuadir a comprar determinado produto ou serviço. Assim sendo, este trabalho tem como objetivo geral analisar as estratégias discursivas empregadas para a argumentação e a persuasão no ato de venda. A metodologia adotada neste estudo é de abordagem qualitativa e de natureza interpretativista, e traz como corpus de análise um reels do instagram, a fim de observar o teor informativo e apelativo, bem como os elementos linguísticos empregados na construção argumentativa. Quanto à fundamentação teórica que sustenta as discussões da nossa pesquisa, tivemos como base os pressupostos dos seguintes autores: Morris (1938), Ducrot (1981), Carras-Coza (1999) Koch (1981; 1983;2011; 2015) Bakhtin (1981), Bellenger (1987), Marques (1997), Cançado (2008), Perelman (1987,2008), Nogueira (2007), Sapata (2016), Tamba (2006), Marques (2013), dentre outros. Como resultado, observamos, sob a perspectiva da semântica argumentativa, que a construção argumentativa do reels selecionado apresenta elementos linguísticos que funcionam como operadores argumentativos, os quais apontam para uma escala argumentativa, bem como uma classe argumentativa, a fim de, intencionalmente, convencer o cliente durante o ato de venda. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Karla Valéria Araújo Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Argumentação pt_BR
dc.subject Persuasão pt_BR
dc.subject Vendas pt_BR
dc.subject Reels pt_BR
dc.title A persuasão no ato de venda: uma análise de Reels do Instagram sob a perspectiva da semântica argumentativa pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta