Resumo:
A linguagem está presente em todas as esferas sociais e possui diversas
finalidades, dentre elas, convencer alguém a fazer determinado ato ou persuadir a
comprar determinado produto ou serviço. Assim sendo, este trabalho tem como
objetivo geral analisar as estratégias discursivas empregadas para a argumentação
e a persuasão no ato de venda. A metodologia adotada neste estudo é de
abordagem qualitativa e de natureza interpretativista, e traz como corpus de análise
um reels do instagram, a fim de observar o teor informativo e apelativo, bem como
os elementos linguísticos empregados na construção argumentativa. Quanto à
fundamentação teórica que sustenta as discussões da nossa pesquisa, tivemos
como base os pressupostos dos seguintes autores: Morris (1938), Ducrot (1981),
Carras-Coza (1999) Koch (1981; 1983;2011; 2015) Bakhtin (1981), Bellenger (1987),
Marques (1997), Cançado (2008), Perelman (1987,2008), Nogueira (2007), Sapata
(2016), Tamba (2006), Marques (2013), dentre outros. Como resultado, observamos,
sob a perspectiva da semântica argumentativa, que a construção argumentativa do
reels selecionado apresenta elementos linguísticos que funcionam como operadores
argumentativos, os quais apontam para uma escala argumentativa, bem como uma
classe argumentativa, a fim de, intencionalmente, convencer o cliente durante o ato
de venda.
Descrição:
CUNHA, Carolaine Leticia Arlinda da. A persuasão no ato de venda: uma análise de Reels do Instagram sob a perspectiva da semântica argumentativa. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2025.