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Ações docentes de professores em formação inicial: o trabalho planificado e o realizado no contexto de ensino remoto

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dc.contributor.author Barros, Joseilma Pereira
dc.date.accessioned 2025-03-25T18:49:56Z
dc.date.available 2025-03-25T18:49:56Z
dc.date.issued 2022-08-04
dc.identifier.other CDD 371.225
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33708
dc.description BARROS, J. P. Ações docentes de professores em formação inicial: o trabalho planificado e o realizado no contexto de ensino remoto. 2022. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025. pt_BR
dc.description.abstract A presente pesquisa trata-se de uma descrição do trabalho planificado e do realizado por professores em formação inicial, durante o componente curricular de Estágio Supervisionado do curso de Letras – Língua Portuguesa, da UEPB, nos primeiros meses do ano de 2022. Para ministrar as aulas, no período de ensino remoto, devido à pandemia da Covid-19, os professores estagiários criaram uma turma piloto. Nessa turma, teve inscrição de alunos de 6º e 7º anos de duas escolas distintas, uma de Campina Grande-PB e outra de Fagundes-PB. Neste contexto, o objetivo geral deste trabalho é analisar o processo de reescrita do texto no contexto remoto. Tendo como objetivos específicos: descrever sobre o que foi planificado e o que foi realizado pelos professores estagiários, para a produção textual, analisar as capacidades de linguagem contempladas durante a reescrita do texto e refletir sobre as contribuições deste trabalho para as graduandas. Dessa forma, a pesquisa se caracteriza como qualitativa, um estudo de caso. O corpus selecionado para a análise são textos narrativos (primeira e segunda versões), trechos do relato da experiência dos professores, contidos no relatório do componente curricular e um questionário, aplicado após a finalização do trabalho docente realizado. Como suporte teórico destacamos as contribuições de Bazarim (2009), Pereira (2012), Antunes (2003) dentre outros, que contribuíram com o subsídio necessário para compreender todas as implicações que ocorreram ou não durante o trabalho com a reescrita textual, tanto no que tange ao ensino/aprendizagem dos alunos de ensino fundamental, quanto na formação inicial das graduandas, tendo em vista a necessidade e a grande importância que esta experiência empreende na formação das futuras professoras, bem como o impacto que irá gerar na formação dos futuros alunos. Os resultados apontam para a necessidade do trabalho do professor de português contemplar mais a produção textual como processo, contribuindo, assim, para a exploração das capacidades linguístico-discursivas. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Iara Francisca Araújo Cavalcanti pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Estágio supervisionado pt_BR
dc.subject Ensino remoto pt_BR
dc.subject Formação inicial pt_BR
dc.subject Produção textual pt_BR
dc.subject Linguagem pt_BR
dc.title Ações docentes de professores em formação inicial: o trabalho planificado e o realizado no contexto de ensino remoto pt_BR
dc.type Other pt_BR


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