Resumo:
Este estudo investiga o uso de filmes de ficção científica como ferramenta pedagógica no ensino de Física, com foco na obra Interestelar. A pesquisa é de natureza qualitativa, conduzida por meio de uma revisão bibliográfica e confecção de uma proposta didática, busca compreender como a integração de filmes no ambiente educacional pode ajudar a superar as dificuldades dos alunos em compreender conceitos físicos abstratos e complexos, como relatividade, gravidade e buracos negros. A análise do referencial teórico revela que os filmes podem tornar esses conceitos mais acessíveis e engajadores, ao proporcionar uma visualização concreta e contextualizada dos fenômenos físicos. Além disso, a narrativa trazida no filme interestelar pode aumentar o interesse e a motivação dos alunos, promovendo uma vivência em sala de aula ativa e reflexiva. No entanto, destacamos os desafios associados ao uso de filmes no ensino, como a necessidade de mediação crítica por parte dos educadores para evitar mal-entendidos entre ciência e ficção. Com isso, percebemos que, embora os filmes de ficção científica ofereçam um recurso valioso para o ensino de Física, sua eficácia depende de uma implementação cuidadosa, equilibrada com outras metodologias tradicionais, e de um planejamento pedagógico que leve em consideração a precisão científica e a relevância dos conteúdos para os objetivos educacionais.
Descrição:
ARAÚJO, Carlos Eduardo Sousa de. Desafios para o ensino da física em conjunto com a arte: uma proposta com o uso do filme interestelar. 2024. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.