dc.description.abstract |
O presente trabalho tem como objetivo analisar as produções acadêmicas em lutas e artes marciais nos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) disponíveis no Repositório DSpace da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) - Campus I, bem como identificar as principais temáticas abordadas nesses trabalhos. O estudo caracteriza-se como artigo de revisão bibliográfica com pesquisas realizadas nas bases de dados do DSpace. Foram encontradas 8.240 produções publicadas utilizando as palavras-chaves: “Lutas; Artes Marciais e Marciais.” Os dados evidenciam que apenas 31 trabalhos (0,38%) tratavam especificamente das lutas e artes marciais, dentro da área de graduação dos cursos de Educação Física - Bacharelado, Educação Física - Licenciatura Plena, Educação Física - Licenciatura, História, Fisioterapia, Comunicação Social e Filosofia. Diante disso, foi constatado que há um predomínio de estudos que abordam as lutas e as artes marciais de forma específica, tais como Capoeira, Judô, Karatê, Muay Thai, Kickboxing, Boxe, Mixed Martial Arts (MMA) e Jiu-Jitsu. Os dados disponíveis sugerem que a produção acadêmica no campo das lutas e artes marciais da UEPB está predominantemente orientada para o estudo de modalidades particulares, em desfavor dos fundamentos gerais das lutas e da filosofia abrangente das artes marciais. Assim, a análise dos trabalhos sobre lutas e artes marciais nos cursos de graduação da UEPB - Campus I, focando na abordagem temática, pôde revelar importantes tendências, lacunas e contribuições acadêmicas na área de Educação Física. Essa investigação foi relevante para entender como as lutas e artes marciais têm sido tratadas no contexto educacional e quais são as perspectivas pedagógicas, culturais e sociais que proporcionam esses estudos. |
pt_BR |