Resumo:
A presente pesquisa analisa o uso de jogos, especificamente o “Uno Matemático”, como
material didático-pedagógico no ensino das quatro operações aritméticas (soma, subtração,
multiplicação e divisão). O uso de jogos no ambiente escolar, especialmente na sala de aula de
matemática, possibilita que os estudantes compreendam determinados conceitos e definições
por meio de uma abordagem lúdica, corroborando metodologias inovadoras. O objetivo da
pesquisa é testar o jogo “Uno Matemático”, desenvolvido pela professora/pesquisadora deste
trabalho. Para atingir os objetivos, o percurso metodológico adotou uma abordagem qualitativa,
realizada em duas etapas: um pré-teste com graduandos de Matemática na Universidade
Estadual da Paraíba e a aplicação do jogo em uma escola pública municipal, localizada na
cidade de Pocinhos–PB, com alunos do 8° ano do ensino fundamental. Os resultados mostram
que o “Uno Matemático”, com suas regras claras e interativas, contribuiu para o
desenvolvimento das habilidades matemáticas dos alunos. O estudo conclui que o uso de jogos
no ensino da aritmética é eficaz e sugere sua incorporação no currículo escolar e na formação
de professores.
Descrição:
ALMEIDA, Bárbara Gomes de. Uno matemático: um jogo para auxiliar no ensino e aprendizagem dos conceitos fundamentais da aritmética. 2024. 31 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.