Resumo:
Motivados pela frequente resolução de equações do 2º grau apenas pela fórmula de Bhaskara, discutimos a importância de outras estratégias de estudo, incluindo o uso de materiais didáticos como o Algeplan. Diante disso, este estudo teve como objetivo analisar as potencialidades e limitações do material didático Algeplan no processo de ensino e aprendizagem das equações do 2° grau, explorando suas características a partir do conceito geométrico de área de figuras planas. Nosso questionamento de pesquisa busca analisar: quais são as potencialidades e limitações do material didático Algeplan no estudo das equações do 2° grau? Este trabalho é caracterizado como uma investigação exploratório-descritiva, realizada em uma turma da 1ª série do Ensino Médio de uma escola pública do Estado da Paraíba. Para coletar os dados, elaboramos uma atividade, que foi aplicada durante a pesquisa de campo, realizado em dois dias, divididos em dois momentos. No primeiro momento, investigamos os conhecimentos prévios dos alunos para, a partir disso, desenvolver um trabalho que relacionasse o Algeplan com o estudo das equações do 2° grau, culminando no segundo momento. Para registrar os dados coletados na aplicação, utilizou-se diário de bordo e registros fotográficos. O material didático Algeplan foi utilizado em sala de aula na forma física, possibilitando aos alunos uma nova forma de resolver equações do 2° grau. A análise dos registros coletados na atividade revelou as dificuldades dos alunos no processo de transição do pensamento geométrico para o algébrico. Um ponto destacado nesta pesquisa, relacionado ao Algeplan durante a elaboração da atividade, foi a limitação das peças disponíveis, as quais não permitiram a resolução de todas as equações do 2° grau apresentadas. Os resultados do estudo indicaram que o Algeplan, quando combinado com atividades bem planejadas e elaboradas, pode contribuir positivamente para a compreensão e aprendizagem das equações do 2° grau.
Descrição:
FERREIRA, Mayza Cavalcante. Algeplan como recurso didático no estudo de equações do 2° grau: um olhar para o ensino de álgebra. 2024. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.