Resumo:
Fundamentalmente, observou-se o meio que abrange a Educação Física, tida como uma das ferramentas de formação do indivíduo, atentando-se a um significado além da prática corporal. Em síntese, este estudo redigiu-se baseado em dois encontros realizados em duas semanas subsequentes, um encontro a cada semana, abordado pelo método descritivo e observacional e, objetivou descrever a importância da modalidade do Futsal como catalisador no processo inclusivo para aqueles que possuem necessidades atípicas. Assim sendo, o público-alvo dessa análise foram as crianças, jovens e adultos com Síndrome de Down do projeto voluntário de Futsal. Foi evidenciado a eficácia de estratégias adaptativas para realização de aulas que comportasse a todas as necessidades das turmas, que de forma estratégica foram divididas em dois grupos, uma, de acordo, com o melhor desenvolvimento apresentado diante da modalidade esportiva e a outra turma através das necessidades de aperfeiçoamento das valências físicas, tida como uma turma de iniciação. Indispensavelmente, a inserção a atividades corporais, como a prática do Futsal ainda na infância são fatores auxiliadores no processo de construção de relacionamentos sociais, bem-estar físico e psicológico e na formação de autonomia.
Descrição:
BRITO, Christian Diogo Soares de. Inclusão de crianças, jovens e adultos com Síndrome de Down através do futsal. 2024. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.