Resumo:
A Ginástica Rítmica (GR), uma modalidade que harmoniosamente conjuga elementos da dança, da música e da manipulação de aparelhos, apresenta um vasto potencial pedagógico para o desenvolvimento integral da criança. A prática tradicional, no entanto, é caracterizada frequentemente por métodos repetitivos e pouco atrativos, tem limitado seu apelo para as crianças. Diante desse cenário, a presente pesquisa busca relatar a prática pedagógica da Ginástica Rítmica, propondo a implementação da ludicidade como eixo central do processo de ensino-aprendizagem. A literatura sobre o desenvolvimento infantil destaca a importância do brincar como ferramenta pedagógica, capaz de favorecer a aquisição de habilidades motoras, cognitivas e sociais. Com base nessa premissa, este estudo descritivo detalha uma vivência prática realizada durante um estágio curricular em um clube de ginástica rítmica com o objetivo de relatar a experiência com crianças de 6 a 11 anos. A partir do aprendizado experimental, a pesquisa explorou o potencial da brincadeira como ferramenta pedagógica no ensino dessa prática esportiva para os pequenos. Os resultados obtidos demonstram que a utilização de elementos lúdicos no processo de ensino-aprendizagem facilita significativamente a aquisição de habilidades motoras básicas e a manipulação de aparelhos característicos da modalidade. Ademais, a brincadeira proporcionou um ambiente de aprendizagem mais prazeroso e estimulante, contribuindo para o desenvolvimento integral das crianças.
Descrição:
SANTOS, Iara Ferreira dos. Imitando e aprendendo: a ginástica rítmica na infância. 2024. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.