Resumo:
Este presente trabalho visa tratar sobre o uso excessivo das telas no processo de desenvolvimento motor em crianças no ambiente escolar. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica tendo como bases de dados SciELO, livros, BNCC e outros sites de revistas. O presente trabalho teve como objetivo geral identificar as influências das telas no processo de desenvolvimento motor das crianças dentro do ambiente escolar, colhendo dados que possam apontar as consequências desse uso em excesso para a coordenação motora. Os dados conceberam que o uso excessivo das telas geram consequências negativas no processo de desenvolvimento motor. Com isso, o professor de Educação Física assume um papel importante ao promover uma melhor qualidade de vida e desenvolvimento motriz na vida dos escolares. Ademais, conclui-se também que o tempo de tela estava relacionado à diversos problemas sobre habilidades sociais, déficits de atenção e inteligência. Ainda foi constatado que havia maior probabilidade de atraso no seu desenvolvimento quando o indivíduo passava muito tempo durante o dia pela sua exposição exacerbada. Ou seja, o tempo de tela rouba a oportunidade das crianças de aprenderem e exercitarem habilidades interpessoais, além das motoras e do poder de comunicação. A prática de atividades físicas, portanto, exerce um papel importante ao promover interação social, esta que desenvolve aptidões como cooperação, conversação e manejo de conflitos.
Descrição:
RODRIGUES, Eduardo Jorge Duarte. Uso excessivo de telas e suas implicações no processo de desenvolvimento motor em crianças no ambiente escolar: uma revisão bibliográfica. 2025. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.