Resumo:
Tendo em vista que o envelhecimento corresponde a uma condição natural que ocorre com o passar dos anos, é a partir da sexta década de vida que mesmo sem a presença de doenças crônicas e comorbidades, o organismo tende a sofrer maiores alterações anatomofisiológicas progressivas e irreversíveis em seus orgãos, sistemas e capacidade de adaptabilidade. Essas mudanças podem ser retardadas e/ou mantidas pela prática regular de exercícios físicos. O exercício físico tem como finalidade promover a melhora das funcionalidades motoras e consequentemente gerar inúmeros outros benefícios através da sua prática. O presente estudo corresponde a uma pesquisa de revisão integrativa cujo objetivo foi determinar a importância da prática regular de exercícios físicos na capacidade funcional da população de pessoas idosas 60 mais. Foi realizado uma busca nas principais plataformas de pesquisa científica on-line, com estudos publicados entre os anos de 2019 até 2024, nos idiomas inglês e português. Foram selecionados ensaios clínicos randomizados, quase randomizados e estudos controlados que preencheram os critérios de inclusão e exclusão. Foram analisados 16 estudos que envolviam a prática de exercício físico que fez uso do treinamento de força, aeróbico, potência, velocidade e equilíbrio. Os achados apresentaram resultados significativos em suas intervenções, mostrando que os resultados se mostraram satisfatórios em
períodos de intervenções de 10 a 18 semanas de exercício físico. Portando, conclui-se que, o treinamento focado na melhora da qualidade das capacidades físicas corresponde a um importante instrumento e método para proporcionar uma melhora na qualidade de vida e consequentemente nas atividades da vida diária da população idosa, contribuindo para retardo e manutenção e do bem estar físico.
Descrição:
MIRANDA, Larysa Zorayde Gonçalves de. A importância da prática regular de exercícios físicos na capacidade funcional da população 60 anos mais: revisão integrativa. 2025. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.