Resumo:
O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade é uma condição neurobiológica que apresenta característica de desatenção, hiperatividade e impulsividade. Se tratando do ambiente escolar, é comum a presença de crianças com esse transtorno que muitas vezes, podem apresentar dificuldades de aprendizagem, no desempenho escolar, nas relações interpessoais, no bem-estar em geral, etc. Discutir a educação física inserida no contexto do TDAH traz algumas nuances para serem refletidas no cenário educacional, uma vez que ela oferece uma boa oportunidade para que crianças e adolescentes com TDAH se envolvam nas atividades da cultura corporal e suas implicações sociais, através da dança, ginástica, lutas, esportes, etc. O presente Trabalho buscou investigar estudos científicos que tratam sobre o impacto do sujeito professor e da participação de crianças com transtorno de déficit de atenção na educação física escolar. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica através da análise de oito artigos que apresentaram pontos centrais de discussão de: estratégias metodológicas adaptadas e inclusivas, a importância do professor de educação física e seus desafios, benefícios da atividade física para crianças com TDAH. A revisão dos estudos proporcionou insights valiosos, destacando não apenas os desafios, mas também as oportunidades e potenciais transformadores da participação de crianças com TDAH na Educação Física escolar.
Descrição:
CASTRO, D. S. de. A educação física escolar e sua importância inserida no contexto do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: uma revisão integrativa. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Campina Grande, 2023.