Resumo:
O estudo objetivou compreender a organização e a oferta dos conteúdos de Educação Física no Ensino Fundamental II (8º e 9º ano) nas escolas da rede municipal de Esperança – PB, a partir da vivência dos estudantes e dos apontamentos norteadores da BNCC-EF, bem como, analisar aproximações e/ou distanciamentos no acesso e na vivência das práticas corporais nos anos finais do ensino fundamental II. A pesquisa, de natureza quanti-qualitativa descritiva, utilizou um questionário estruturado em escala Likert para avaliar a frequência dos conteúdos e objetos de conhecimento abordados nas aulas de Educação Física, com estudantes das 1ªs séries do ensino médio das duas escolas estaduais de Esperança/PB. A amostra foi constituída por 155 alunos que cursaram integralmente todo o ensino fundamental II em escolas públicas municipais de Esperança-PB. Os resultados indicam que o conteúdo esportes, principalmente os de invasão e rede/parede, ainda predominam significativamente nas aulas de Educação Física escolar, enquanto os conteúdos ginásticas, danças, lutas e práticas corporais de aventura ainda enfrentam barreiras para serem incluídos regularmente nas aulas. Espera-se que a pesquisa possa subsidiar a Secretaria Municipal de Educação de Esperança/PB, bem como, escolas e professores de Educação Física no aprimoramento e diversificação das aulas, no que se refere ao trato dos conteúdos estruturantes do ensino fundamental II (anos finais) em diálogo com as orientações curriculares nacionais, da Paraíba e de Esperança-PB visando a democratização e valorização da pluralidade das práticas corporais que os estudantes devem vivenciar na educação básica.
Descrição:
GRACIANO, Tiago Andrade. Conteúdos estruturantes das aulas de Educação Física no ensino fundamental II (anos finais) da rede pública de ensino do município de Esperança-PB. 2024. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.