Resumo:
O contexto educacional sempre foi marcado pelo método tradicional de ensino, cuja centralidade do aprendizado estava no professor, cabendo ao aluno absorver metodicamente os conteúdos por ele transmitidos. Nos dias atuais essa realidade ainda persiste, tornando os ambientes de ensino menos atraentes para o atual público estudantil. Logo, as Metodologias Ativas colaboram na construção de um ambiente de aprendizagem inovador, com atividades que envolvem: ouvir, ver, perguntar, fazer e discutir. Na busca de uma aprendizagem centrada no aluno, os Mapas Mentais se apresentam como uma ferramenta capaz de oportunizar uma aprendizagem ativa. Com isso, o objetivo deste trabalho foi avaliar o grau de satisfação e contribuições na aprendizagem dos alunos na utilização do mapa mental como metodologia ativa e estratégia de ensino. Este estudo seguiu na linha de pesquisa de levantamento, com o emprego do questionário misto através da ferramenta digital Google forms, aplicado com alunos do 4° período do curso de Educação Física da UEPB, matriculados no componente Fisiologia do Exercício, que produziram mapas mentais no semestre correspondente. Observou-se como resultados uma aprovação dos alunos sobre o uso dos mapas mentais, cerca de 86,7% dos entrevistados afirmaram que sua utilização trouxe contribuições na compreensão dos conteúdos, relatando benefícios em relação a: facilidade de memorização, atratividade e melhor constatação do conteúdo. Como conclusão, foi possível verificar que o uso do mapeamento mental no âmbito da aprendizagem pode ser uma ferramenta capaz de ampliar o nível de aproveitamento dos conteúdos
trabalhados, contribuindo para um ambiente de aprendizagem ativa rompendo com o modelo tradicionalista.
Descrição:
SANTOS, Jeferson Ferreira dos. Contribuições do uso do mapas mental como metodologia no processo de ensino-aprendizagem. 2024. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.