Resumo:
O presente trabalho se refere a uma pesquisa de revisão narrativa cujo objetivo foi identificar as avaliações e intervenções psicomotoras diante de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Teve como objetivo identificar as avaliações e os mecanismos intervencionistas das atividades psicomotoras diante de crianças com TEA. Trata-se de uma revisão narrativa de literatura, descrita, com abordagem qualitativa. As fontes bibliográficas foram identificadas através das bases de dados Scientific Electronic Library Online (SCIELO), no Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciência da Saúde (LILACS), Public Medline (PubMed). Com base nos achados na literatura, as atividades psicomotoras apresentam condições bastante pertinentes para as intervenções em crianças com TEA, uma vez que essas atividades desempenham a função de estabelecer situações que envolvam os aspectos do desenvolvimento neuropsicomotor das crianças nas características motoras, emocionais, cognitivas e na relação interpessoal. Conclui-se que, os estudos ainda direcionam suas linhas de pesquisas para as avaliações, e só recentemente teve início as abordagens de pesquisas com maiores critérios de como realizar as intervenções irão possibilitar melhores caminhos para atendimentos mais adequados, eficazes e eficientes para uma melhora no desenvolvimento neuropsicomotor das crianças com TEA.
Descrição:
LIMA, Amanda Araújo. Compreendendo as avaliações e intervenções psicomotoras de crianças com transtorno do espectro autista: uma revisão narrativa. 2025. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.