Resumo:
Este trabalho tem como objetivo responder à duas indagações: Quais as principais
dificuldades enfrentadas pelos alunos em aprender frações? Que proposta didática poderá ser
sugerida para contribuir na superação dessas dificuldades? A partir dessas perguntas, pensou-
se na sugestão de uma proposta de aula utilizando o material didático manipulável Tangram,
que pudesse tornar o ensino e a aprendizagem de frações algo com maior significado.
Procurou-se conhecer um pouco da história de frações e como o seu conceito foi
desenvolvido. Apresentou-se, pela literatura, as principais dificuldades enfrentadas pelos
alunos em aprender frações, bem como as dificuldades encontradas pelos professores no
ensino. Também entendemos importante abordar um pouco sobre metodologia ativa e de
como ela é indispensável no processo de ensino e aprendizagem construtivistas. Neste
sentido, o Tangram foi escolhido como material manipulativo por ser um quebra-cabeça de
fácil construção e pela sua contribuição na formalização do conceito de frações. Nesta
sequência, buscou-se criar uma relação entre as peças do Tangram e o conceito de frações,
equivalência e as quatro operações. Assim, espera-se que o uso do Tangram possa tornar a
aprendizagem de frações mais criativa, divertida e eficaz, promovendo a interação dos alunos
com o professor.
Descrição:
SANTOS, Ana Lídia Araújo dos. Desvendando frações através do Tangram: uma abordagem lúdica para um aprendizado eficaz. 2025. 40 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, Campina Grande, 2024.