Resumo:
O Estágio Supervisionado I é um componente curricular essencial na formação
inicial dos futuros docentes em Matemática, pois é nesse estágio que o graduando
tem contato com seu futuro ambiente de trabalho. Nesse sentido, o Estágio
Supervisionado I é de suma importância nos cursos de graduação em Licenciatura
em Matemática. Este trabalho tem por objetivo analisar os sentimentos expressos
pelos estagiários do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual
da Paraíba (UEPB), a fim de compreender o impacto dessa experiência na formação
docente. Os dados coletados são provenientes dos relatos de experiências dos
alunos que cursaram o Estágio Supervisionado I nos anos de 2023 e 2024, no curso
de Licenciatura em Matemática da UEPB. Para tanto, utilizaram-se os métodos de
pesquisa qualitativa, com foco na análise de sentimentos e mineração de texto
aplicada aos relatórios dos estagiários, empregando o software R para identificar
padrões, palavras mais frequentes e correlações entre os relatos. Os resultados
indicam que, apesar do nervosismo inicial, todos os 20 participantes da pesquisa
(todos os alunos que participaram da disciplina de Estágio Supervisionado)
relataram sentimentos positivos ao final do estágio. Elementos como a interação
com os alunos, a experiência prática e a adaptação às realidades da sala de aula
foram destacadas como fundamentais para o crescimento profissional. Com isso,
este estudo contribui para que futuros estagiários tenham uma visão mais clara do
que esperar dessa experiência, ajudando-os a encarar essa etapa com mais
confiança e preparação. Além disso, reforça a importância do estágio como um
momento de aprendizado essencial, que vai além de um simples requisito curricular,
desempenhando um papel significativo na formação de professores mais preparados
e engajados com a docência.
Descrição:
OLIVEIRA, José Augusto. análise de sentimentos nos relatos dos estagiários dp curso de licenciatura em Matemática. 2025. 27 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação no curso de Licenciatura Plena em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025.