Resumo:
O presente trabalho aborda a temática da Educação Matemática Inclusiva, buscando estratégias eficazes para o ensino de Matemática para alunos com necessidades especiais. A relevância do tema reside na necessidade de garantir o acesso equitativo ao conhecimento matemático, superando as barreiras enfrentadas por esses alunos. O objetivo principal foi responder a pergunta norteadora: Quais estratégias pedagógicas, recursos e tecnologias podem ser utilizados para promover a inclusão de alunos com necessidades especiais no ensino da Matemática? Para isso, analisamos conceitos da Educação Especial, desafios na aprendizagem da Matemática e estratégias pedagógicas inclusivas. Ao longo do trabalho constatamos que apesar dos avanços legais, a inclusão ainda enfrenta desafios, como a formação docente e a falta de recursos adaptados. Destacamos a importância de metodologias diferenciadas, como o uso de materiais concretos, apoio visual, Libras, rotinas estruturadas, jogos cooperativos, a Sequência Didática Interativa (SDI) e o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA). A partir de nossos estudos podemos afirmar que a inclusão exige um compromisso de toda a comunidade escolar, com práticas pedagógicas inovadoras, formação docente e políticas públicas eficazes. Este estudo contribui para ampliar a visão sobre a Educação Matemática Inclusiva, incentivando novas pesquisas e práticas que garantam o desenvolvimento pleno das habilidades matemáticas de todos os alunos. Esperamos que nosso trabalho desperte interesse pelo tema, e que o mesmo seja expandido ainda mais, para que alunos com necessidades especiais tenham a oportunidade de um acompanhamento adequado na aprendizagem matemática.
Descrição:
OLIVEIRA, Herverton Lopes de. Alunos com necessidades especiais: propostas matemáticas inclusivas. 2025. 33 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025.