Resumo:
Atualmente assistimos à proliferação do uso da tecnologia no dia a dia das famílias, para fins diversos, desde o trabalho ao entretenimento, comunicação e organização pessoal. As crianças crescem familiarizadas com tecnologias como os computadores, a Internet, os videogames, os tablets e os smartphones, usando-as para brincar, aprender e comunicar. A linguagem digital faz parte das vidas destes nativos digitais, podendo até alterar os seus padrões de pensamento e a forma como aprendem (Prensky, 2001). O Comportamento motor é um termo genérico referente a mudanças no controle do aprendizado e do desenvolvimento motor e que abrange fatores de aprendizado e processos de maturação associados com a performance nos movimentos (Gallahue, 2013). E está diretamente relacionado ao estudo do aprendizado, controle e desenvolvimento motor. Nesse sentindo o objetivo desse estudo é descrever os impactos causados pelo uso excessivo de telas no comportamento motor de escolares na faixa etária de 9 a 10 anos. Como procedimento metodológico realizou-se uma revisão bibliográfica, selecionando artigos das principais bases eletrônicas de dados, como Google acadêmico, Scielo, PubMed e Biblioteca Virtual em Saúde. Foram utilizados como descritores: Uso de telas e comportamento motor, Uso excessivo de telas e desenvolvimento motor, comportamento motor em escolares de 9 e 10 anos. Como resultados foram observados poucos estudos nessa temática, o que demostra que este assunto deve ser mais explorado e discutido. De acordo com os achados, conclui-se que o uso excessivo de telas, sem supervisão dos pais ou responsáveis, por crianças na fase escolar possui relação negativa para o desenvolvimento motor, como também pode influenciar no desenvolvimento de outros problemas patológicos como: obesidade, dores musculares, problemas posturais, alterações no sono, déficit de atenção, depressão e isolamento social.
Descrição:
DUARTE, Márcio Venâncio. O uso excessivo de telas e seus impactos no comportamento motor em escolares na faixa etária de 9 a 10 anos: uma revisão bibliográfica, 2025. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.