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Uma análise comparativa entre a pedagogia da aventura e a experiência prática na cidade de São Vicente do Seridó – PB

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dc.contributor.author Silva, Marcia Caroline Lima de Araujo
dc.date.accessioned 2025-05-21T15:58:17Z
dc.date.available 2025-05-21T15:58:17Z
dc.date.issued 2025-05-08
dc.identifier.other CDD 372.86
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33828
dc.description SILVA, Márcia. Uma análise comparativa entre a pedagogia da aventura na escola e a experiência prática na cidade de São Vicente do Seridó - PB. 2025. 48 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025. pt_BR
dc.description.abstract A leitura e análise de obras, assim como a sua analogia com a prática pedagógica são fundamentais para corroborar com a superação dos desafios atuais em que a Educação Física vem enfrentando, consequentemente a abordagem das Práticas Corporais de Aventura (PCA). Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa foi comparar as convergências e divergências entre a teoria e a prática da pedagogia das aventuras na escola voltada à Educação Física no município de São Vicente do Seridó - Paraíba. O método usado foi a comparação entre a literatura, a partir do livro Pedagogia da Aventura na Escola, com a experiência do Estágio Supervisionado IV realizada no município de São Vicente do Seridó voltado à abordagem das PCA. O estudo iniciou pela síntese de cada capítulo do livro, que apontou os três temas mais comuns entre os capítulos, gerando assim as categorias, as quais conduziram a base das discussões comparativas. Pode-se perceber que muitos dos desafios encontrados na literatura se confirmam na prática pedagógica em São Vicente do Seridó, como a insuficiência de fundamentação teórica dos professores sobre a temática, carência de materiais e espaços adequados para realização das atividades, assim como para com os alunos com deficiência, negação de discentes em participar das atividades, além de incoerências provenientes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Com isso, pode-se concluir que para superar os desafios é crucial a formação continuada dos professores, para que não seja negado ou negligenciado a abordagem das PCA, bem como relacionar esse conteúdo para os alunos com e sem deficiência, através de adaptações e da criatividade do professor para superar a falta dos materiais e espaços adequados. Por fim, a pesquisa indica a necessidade de mais estudos interdisciplinares sobre a BNCC e as Práticas Corporais de Aventura. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dr. Christiano Cordeiro Soares pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Práticas corporais de aventura pt_BR
dc.subject Educação física escolar pt_BR
dc.subject Pedagogia da aventura pt_BR
dc.title Uma análise comparativa entre a pedagogia da aventura e a experiência prática na cidade de São Vicente do Seridó – PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


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