UEPB - Repositório Digital

Desenvolvimento motor e inclusão das crianças com autismo na educação física: uma revisão de literatura

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Moura, Generson Bruno Albuquerque
dc.date.accessioned 2025-05-21T16:24:17Z
dc.date.available 2025-05-21T16:24:17Z
dc.date.issued 2024-03-20
dc.identifier.other CDD 613.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33835
dc.description BRUNO, Generson. Desenvolvimento motor e inclusão das crianças com autismo na educação física: uma revisão de literatura. 2025. 17 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. pt_BR
dc.description.abstract O trabalho teve como objetivo analisar através de revisão de literatura, a eficiência da educação física como provedor de ganhos no desenvolvimento motor e a inclusão de crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista) em meio à sociedade. Ao longo da história, a literatura investigada determinava que o termo autismo havia sido idealizado inicialmente no ano de 1911 pelo psiquiatra Eugen Bleuler, para discernir o distanciamento do mundo exterior visto em indivíduos como esquizofrenia, tendo como pressuposto a dificuldade motora, comunicativa, imaginação e perda do contato com a realidade. Para a pesquisa, foram utilizados revistas e artigos científicos publicados na língua portuguesa, entre os anos de 2013 a 2023, na base de dados Google Acadêmico. A escolha deste desse tema em específico, foi dada através da necessidade da quebra de estereótipos sobre o autismo e a finalidade da atividade física como fator crucial no desenvolvimento da criança autista. Através dos estudos obtidos, obtém-se notoriedade sobre os efeitos positivos e a importância do profissional de Educação Física acompanhar indivíduos com autismo. Apesar de poucos estudos realizados com pesquisas sobre o tema abordado, comprovando a eficácia de programas de estimulação motora, e aperfeiçoamento cognitivo, e social. Verificando também que, através dos estudos de revisões de literatura e pesquisas de campo analisados, obtém-se notoriedade e melhora de comportamento em crianças com autismo. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dr. Josenaldo Lopes Dias pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação física pt_BR
dc.subject Desenvolvimento motor pt_BR
dc.subject Transtorno do espectro autista pt_BR
dc.subject Inclusão pt_BR
dc.title Desenvolvimento motor e inclusão das crianças com autismo na educação física: uma revisão de literatura pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta