Resumo:
O uso prolongado de telas está associado a prejuízos no desenvolvimento de
habilidades motoras fundamentais, como coordenação motora fina e grossa, equilíbrio
e propriocepção. Ademais, o excesso de estímulos visuais e auditivos provenientes
das telas pode impactar negativamente na percepção do espaço e do próprio corpo,
dificultando a integração sensorial e o desenvolvimento de habilidades motoras
adaptativas. Este artigo propõe-se a investigar os efeitos do autismo virtual no
desenvolvimento motor das crianças, destacando a importância de uma abordagem
multidisciplinar e integrada no manejo do autismo virtual, visando o bem-estar e o
desenvolvimento completo das pessoas com TEA. Utilizando-se como método uma
análise literária e obtendo-se como resultado a constatação da inevitabilidade de
intervenções terapêuticas e educacionais, sendo estas essenciais para promover um
estilo de vida ativo e equilibrado, através do incentivo da prática de atividades físicas
e do desenvolvimento de habilidades motoras em ambientes reais. Pais e cuidadores
desempenham um papel fundamental nesse processo, recebendo orientações e
suporte para limitar o tempo de tela e proporcionar experiências motoras
enriquecedoras.
Descrição:
RAMADAN, Sáfia Barbosa. Autismo virtual : como o uso das telas traz malefícios ao desenvolvimento motor. 2024.19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física - Bacharelado) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.