Resumo:
A realização dessa pesquisa fundamenta-se na crescente importância da Tecnologia Assistiva no contexto escolar e, consequentemente, em ambientes sociais, haja vista muitas vezes o potencial uso das mesmas nem sempre é usufruído na íntegra. Adicionalmente, ancora-se na necessidade de superar os motivos que levam ao não aproveitamento de tais recursos, em razão da utilização de técnicas de ensino, muitas vezes, nos moldes tradicionais, sem conseguir aferir significado aos conteúdos do currículo. Mediante o exposto, têm-se como objetivo geral analisar a utilização de Tecnologia Assistiva como ferramenta à inclusão de alunos com deficiência visual, no contexto das aulas da rede pública estadual, localizadas na cidade de Campina Grande, PB; O trabalho possui caráter exploratório, descritivo e explicativo, com abordagem qualitativa e quantitativa, investigando as práticas pedagógicas, desenvolvidas a partir do uso da tecnologia assistiva nas escolas que constituirão o universo amostral desta pesquisa. Esse estudo foi realizado em escolas da rede estadual de ensino, que possuem alunos com deficiência visual matriculados. Como contribuição científica, este estudo insere os conhecimentos da tecnologia sobre a educação inclusiva, contribuindo com a elaboração de uma investigação que pode ser utilizada pelo poder público como referência na criação de políticas públicas e investimentos educacionais. A maioria dos professores que participaram deste estudo, 71%, não conhecem o conceito de Tecnologia Assistiva e 65% deles se dedicam somente em lecionar aulas na rede pública estadual de ensino, outros 59% não tem conhecimento nenhum sobre a deficiência visual no contexto de sala de aula.
Descrição:
PEREIRA. E. F. L. Recursos de tecnologia assistiva como ferramentas para a inclusão de estudantes com deficiência visual em escolas públicas estaduais de Campina Grande – PB. 2024. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025.