Resumo:
As produções audiovisuais desempenham um papel central na sociedade contemporânea, servindo como poderosas ferramentas de comunicação, educação, entretenimento e formação cultural. Elas moldam percepções sociais, refletem e influenciam comportamentos, valores e identidades. Com o avanço da tecnologia, essas produções se tornaram mais acessíveis, democratizando o acesso à informação e possibilitando que vozes diversas sejam ouvidas. Diante desse contexto, o trabalho se volta às intrínsecas relações de saber-poder que se articulam nessas produções, as quais atuam como agentes modeladores da subjetivação do sujeito nordestino no âmbito das dublagens de filmes estrangeiros. Para tanto, o objetivo geral compreende analisar como as relações de saber-poder atuam na constituição do nordestino a partir da prática discursiva da dublagem cinematográfica, considerando os lugares historicamente estabelecidos para este sujeito na cultura do entretenimento. Em vista disso, traçamos os seguintes objetivos específicos: I) Identificar as regularidades discursivas presentes nas dublagens de filmes com dubladores nordestinos; II) Analisar o papel das dublagens, como prática discursiva, na (re)produção ou contestação de estereótipos associados ao sujeito nordestino; III) Discutir a relação entre a representação do nordestino na mídia cinematográfica e as vontades de verdade imbricadas nos discursos que emergem nesses espaços; IV) Propor reflexões sobre possíveis formas de resistência e reconfiguração dos discursos no âmbito das dublagens cinematográficas. A pesquisa foi desenvolvida por meio de um estudo descritivo-interpretativo de natureza qualitativa, cujos dados foram interpretados sob a perspectiva da arqueogenealogia de Michel Foucault (2008). Para além dele, ainda fundamentamos nossas ideias nos postulados de Domingos (2023). Ao longo da pesquisa, foram mobilizados os conceitos de saber-poder, discurso, vontade de verdade, enunciado e sujeito, que circunscrevem à Análise do Discurso na perspectiva foucaltiana. O corpus deste trabalho é composto por cinco (5) produções audiovisuais cinematográficas e quatro (4) comentários. Os enunciados imagéticos e os comentários foram coletados da plataforma Amazon Prime Vídeo e do YouTube, respectivamente, entre abril e julho de 2024. A análise revela que a dublagem atua como instrumento de poder em três dimensões principais: (1) na atribuição sistemática de papéis coadjuvantes ou cômicos a dubladores nordestinos, (2) na reprodução de estereótipos linguísticos e culturais, e (3) na limitação das oportunidades desses profissionais, evidenciada na fixação de papéis estigmatizados.
Descrição:
NASCIMENTO, João Victor Cavalcante do. A constituição do sujeito nordestino nas dublagens cinematográficas: uma análise discursivo-foucaultiana. 2024. 41 f. (Graduação em Letras-português) - Faculdade de linguística, letras e artes, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.