Resumo:
Com base nos pressupostos teóricos da Linguística Aplicada (Moita Lopes, 2006), este trabalho tem como objetivo analisar as estratégias pedagógicas e metodológicas implementadas no Programa de Residência Pedagógica (PRP), avaliar o impacto dessa prática na capacidade dos professores em formação de lidar com a diversidade de níveis de proficiência dos alunos e relatar as experiências proporcionadas pelo PRP no processo de formação docente. A pesquisa analisou relatos de experiências dos participantes do PRP (cota 2022/2024), vinculados ao curso de Letras - Português da Faculdade de Linguística, Letras e Artes (FALLA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A participação no programa proporcionou uma articulação entre teoria e prática, promovendo uma avaliação contínua e formativa. As ações desenvolvidas concentraram-se em observações participativas da realidade escolar e na regência em sala de aula, incentivando os graduandos a se engajarem em pesquisas e reflexões críticas, assumindo um papel ativo no processo de ensino-aprendizagem. Como metodologia, adotamos uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório e interpretativista, fundamentada nas contribuições de Richardson (1999), Gil (1987) e Moita Lopes (1994). O embasamento teórico incluiu também as reflexões de Tardif (2014), Angelo e Medrado (2017) e Pimenta (1999), entre outros autores. Os relatos analisados revelaram os desafios enfrentados pelos residentes, como a inexperiência e a falta de confiança inicial, e destacaram o papel do professor experiente na orientação e avaliação das aulas. Identificamos que o PRP teve um impacto significativo na formação dos professores: os participantes desenvolveram maior segurança e eficácia por meio da prática contínua e da auto-reflexão promovidas pelo programa. Além disso, os residentes destacaram a relevância do planejamento e da execução de atividades de ensino, ressaltando que as adaptações metodológicas foram fundamentais para orientar a prática docente. Concluímos que o PRP não apenas contribui para a formação inicial dos professores, mas também oferece subsídios para aprimorar a qualidade do ensino e enfrentar os desafios da diversidade no contexto escolar. Esta pesquisa se alinha às discussões atuais sobre a formação docente e à busca por estratégias formativas mais eficazes, inserindo-se em um campo de investigação acadêmica que visa fortalecer a educação e o desenvolvimento profissional dos futuros professores.
Descrição:
OLIVEIRA, L. P. A importância do programa de residência pedagógica para os professores em formação inicial: desafios, avaliações e impactos. 2024. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025.