Resumo:
Este estudo tem como objetivo principal analisar a partir dos mecanismos enunciativos (vozes e modalizações), as contribuições do programa PIBID para o agir docente do curso de Licenciatura em Letras/ Português de uma instituição pública do estado da Paraíba. A opção por esta análise deve-se à compreensão de que as vozes são textos ricos em informações acerca da formação de professores iniciantes na graduação, que nos possibilitam interpretar situações que compõem a formação e o trabalho docente em diferentes contextos. Situado no campo da Linguística Aplicada, com o foco na formação docente, buscamos as contribuições de pesquisadores que defendem a linguagem como objeto de estudo e de investigação, por ter muito o que dizer sobre a formação inicial e/ou continuada de professores, a exemplo de Bronckart (1999), Machado e Bronckart (2006, 2009) que investigam a interação entre linguagem e prática docente; Amigues (2004), Tápias- Oliveira (2006), Reichmann (2012), por observarem a linguagem em situações de trabalho docente; Pereira e Vitorino (2012), por compreenderem a escrita em diários como uma pratica de letramento e Tardif (2012, 2014), que enfatiza a importância da formação inicial, do estágio e da participação no PIBID para o desenvolvimento da competência docente, dentre outros. Neste contexto, esta pesquisa justifica-se pela necessidade de entender como está sendo compreendido o trabalho docente por professores em formação inicial inseridos em programas de formação. Os objetivos específicos abrangem: discutir e categorizar as contribuições do programa para essa formação inicial, além de identificar as diferentes vozes presentes nos discursos dos participantes do programa. A metodologia utilizada caracteriza-se como pesquisa qualitativa, empregando um questionário semiestruturado no Google Forms, para seis participantes do programa, nas contribuições de Gil (2008), Marconi e Lakatos (2008). Os resultados da pesquisa evidenciam o PIBID como um instrumento relevante para a formação docente e para a construção da identidade do professor, destacando que essa experiência de participar do programa traz contribuições significativas para o desenvolvimento profissional dos alunos de licenciatura, bem como para os professores do ensino básico, por terem a oportunidade de estarem inseridos na interação entre a escola e o ensino superior.
Descrição:
CAVALCANTE, K. M. C. O ensino de linguagens na formação inicial: o que nos (re)velam
as vozes dos pibidianos sobre o agir docente. 2024. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.