Resumo:
A música popular brasileira (MPB) é um importante espaço cultural que tem
desempenhado um papel fundamental na formação da identidade brasileira, a partir
do contexto sócio-histórico que está inserida, analisaremos letras da música popular,
com foco em canções clássicas das décadas de 1960 a 1980. A contextualização do
estudo ressalta a MPB como um espaço cultural significativo, onde as relações de
gênero e as identidades femininas são expressas e moldadas. O objetivo geral é
analisar como essas representações metafóricas refletem e influenciam a
construção social do feminino. Para alcançar esse objetivo, foram estabelecidos três
objetivos específicos: (1) identificar as metáforas que caracterizam os corpos
femininos nas letras selecionadas; (2) examinar as implicações culturais e sociais
dessas representações; e (3) discutir as relações de poder e dominação ideológica
presentes nas narrativas musicais. A fundamentação teórica se baseia na Teoria
Dialógica da Linguagem, além das obras de Wisnik (2004) e Tatit (2002), que
aprofundam as representações do feminino na MPB. Este estudo é de natureza
qualitativa e documental, com ênfase na análise das letras como documentos
culturais que constroem e refletem significados sociais. Essa abordagem possibilita
uma exploração das intertextualidades e das práticas discursivas contemporâneas,
considerando o contexto histórico e social das canções. A análise é
dialógico-discursiva e se fundamenta nos pressupostos teóricos do Círculo de
Bakhtin, permitindo uma investigação das interações discursivas e das implicações
culturais que emergem dessas representações, além de oferecer uma perspectiva
crítica sobre as narrativas que cercam a figura feminina na MPB. Os resultados da
pesquisa visam contribuir para os estudos dialógicos-discursivos, iluminando a
construção e a ressignificação das metáforas nas canções. Este trabalho pretende
enriquecer o debate acadêmico sobre a MPB e suas complexidades, ao mesmo
tempo que provoca reflexões sobre a importância das metáforas na formação da
identidade feminina na cultura brasileira contemporânea. Por fim, busca fomentar um
diálogo crítico acerca da ressignificação da imagem da mulher na sociedade,
promovendo uma consciência crítica sobre as questões de gênero.
Descrição:
SILVA, D. A. Corpos femininos metaforizados na música popular brasileira: um estudo dialógico-discursivo. 2024. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.