Resumo:
O presente trabalho, traz a investigação da importância da prática dos conceitos da Educação Financeira para os alunos do Ensino Médio, assim como a ausência desse conhecimento pode ocasionar na vida deles. A pesquisa foi aplicada com alunos do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola estadual, em uma cidade do
interior de Pernambuco. Inicialmente, houve alguns questionamentos a turma sobre temas que cercam a Educação Financeira, assim como, entender qual o seu maior sonho financeiro e quanto custaria. Em seguida, levando em conta os valores que rodeiam a cidade, os alunos receberam uma situação onde ganhariam um salário mínimo e uma tabela com as despesas que teriam que ser pagas, logo, foram desafiados a adquirir um imóvel que custa R$86.000 reais. Os resultados obtidos colaboraram para a investigação do conhecimento que esses alunos têm e o quanto eles podem gastar. Os resultados trouxeram à tona que, embora exista a noção dos conceitos financeiros, ainda parecem rasos, superficiais para o que o mundo cobra. Logo, é importante as discussões da Educação Financeira para desenvolverem os pensamentos críticos para boas decisões na vida adulta.
Descrição:
SILVA, Josefa Eduarda Lino. Educação Financeira: uma investigação da aprendizagem no ensino médio. 2025. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba,
Campina Grande, 2024.