Resumo:
A ambientação aquática desempenha um papel crucial na introdução das crianças ao meio
líquido, sendo essencial para a segurança e o desenvolvimento das habilidades necessárias para
a natação. Esse processo não só visa ensinar técnicas de nado, mas também promover confiança
na água e proporcionar uma experiência positiva e educativa. Diante disso, este estudo teve
como objetivo descrever como o processo de ambientação aquática para a aprendizagem da
natação tem sido trabalhado pelos profissionais da área, atuantes na cidade de Campina Grande-
PB. A metodologia adotada para a pesquisa é a amostragem em "bola de neve", um método
especialmente útil para pesquisar grupos específicos e difíceis de serem acessados, como os
profissionais da área em questão. Além disso, os resultados desta pesquisa apontam, com base
em 100% das opiniões dos profissionais, que a ambientação aquática é uma etapa crítica no
processo de ensino da natação, com uma forte ênfase na criação de um ambiente seguro e
confiável. As preferências dos profissionais em Campina Grande refletem uma abordagem
equilibrada que valoriza tanto os aspectos lúdicos quanto as formas de apoio na aprendizagem
aquática com 50% de preferência para cada um. Também, com relação ao tempo necessário
para a ambientação, as opiniões dos profissionais variam, com 40% acreditando que o processo
leva meses, 40% estimando algumas semanas e 20% considerando uma ou duas semanas. Essa
variação destaca a influência de fatores individuais no ritmo de adaptação.
Descrição:
DIAS, Ana. A visão dos profissionais de educação física com relação ao processo de ambientação aquática durante as aulas de natação infantil. 2025. 18 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física - Bacharelado) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.