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Análise sobre as implicações matemáticas dos feirantes da cidade de Santa Luzia - PB

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dc.contributor.author Lucena, Franklin Medeiros de
dc.date.accessioned 2014-04-08T21:32:21Z
dc.date.available 2014-04-08T21:32:21Z
dc.date.issued 2014-04-08
dc.identifier.other 21. ed. CDD 510
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3388
dc.description LUCENA, F. M. Análise sobre as implicações matemáticas dos feirantes da cidade de Santa Luzia - PB. 2013. 61 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas com habilitação em Matemática)—Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2013. pt_BR
dc.description.abstract Tem como objetivo investigar as práticas Etnomatemáticas presentes na feira de Santa Luzia, bem como investigar o potencial que a Etnomatemática possui no contexto de ensino da Matemática. A Etnomatemática é uma Etnociência que trabalha essencialmente com conhecimentos produzidos e utilizados por diferentes povos, onde o conhecimento é criado por estes povos, que os utilizam nas mais diversas aplicações, estudando as mais diversas manifestações de conhecimentos referentes aos processos de, comparar, classificar, quantificar, medir, organizar e de inferir e de concluir desenvolvidas por cada comunidade, conhecimentos estes que são influenciados pelo meio cultural, intelectual, natural e social em que vivem. A matemática utilizada por grupos culturais e éticos sempre foi alvo de estudos dos pesquisadores em Educação Matemática. Existem vários estudos e pesquisadores em Educação Matemática voltados à análise da Matemática e suas implicações presente nestes grupos culturais, tais como: D’Ambrosio (2002, 1993, 1990), Ferreira (1991), Nunes (2009), entre outros. Neste contexto é notório ressaltar a importância da Etnomatemática como uma alternativa didática para o ensino de Matemática, bem como é uma maneira de trabalhar os conhecimentos matemáticos interdisciplinar e transdisciplinarmente. Como resultado, verifica-se a existência de técnicas e habilidades próprias dos feirantes, bem como conclui-se que a Etnomatemática possui um alto potencial para o ensino de Matemática. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Vital Araújo Barbosa de Oliveira pt_BR
dc.subject Etnomatemática pt_BR
dc.subject Cultura pt_BR
dc.subject Educação Matemática pt_BR
dc.title Análise sobre as implicações matemáticas dos feirantes da cidade de Santa Luzia - PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


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