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Análise do conhecimento de discentes referente às competências e habilidades da enfermagem forense

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dc.contributor.author Cordeiro, Débora Gabrielle Farias
dc.date.accessioned 2025-05-27T14:24:20Z
dc.date.available 2025-05-27T14:24:20Z
dc.date.issued 2025-04-30
dc.identifier.other CDD 610.73
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33890
dc.description CORDEIRO, Débora Gabrielle Farias. Análise do conhecimento de discentes referente às competências e habilidades da enfermagem forense. 2025. 36 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025. pt_BR
dc.description.abstract Introdução: A Enfermagem Forense, oficialmente reconhecida no Brasil desde 2011, integra os saberes da enfermagem com as ciências forenses, capacitando os profissionais para atuarem em situações que envolvem violência, abuso e crimes, tanto no atendimento às vítimas quanto na coleta e preservação de provas. Mesmo relevante, ainda é pouco explorada durante a graduação. Objetivo: Identificar possíveis lacunas e propor estratégias que contribuam para uma formação mais completa. Metodologia: Trata-se de um estudo com delineamento transversal analítico, realizado com uma amostra de 77 estudantes regularmente matriculados entre o 6º e o 10º período do curso de Enfermagem da UEPB. A coleta de dados foi feita por meio de um questionário eletrônico estruturado, baseado na Resolução COFEN nº 556/2017, abordando perfil sociodemográfico, contato prévio com a área, interesse na temática e questões específicas sobre competências e atribuições da Enfermagem Forense. Os dados foram organizados no Microsoft Excel e analisados com software SPSS, utilizando testes de associação entre variáveis. A coleta foi iniciada após apreciação e aprovação do comitê de ética e pesquisa da UFAL sob parecer nº 7.168.428. Resultados: Participaram do estudo 77 estudantes de Enfermagem, sendo a amostra composta, em sua maior parte, por mulheres (93,50%) com idade entre 21 e 25 anos, cursando a primeira graduação (98,70%), não trabalham (80,50%) e com renda familiar abaixo de 3 salários mínimos (64,90%). Observou-se que a maioria não teve acesso à disciplina de Enfermagem Forense durante a graduação e não participou de atividades extracurriculares relacionadas à temática. Porém, demonstraram interesse em conhecer mais sobre a área. A respeito do desempenho nas questões específicas sobre competências e atuação do enfermeiro forense, os resultados foram, na maioria, insatisfatórios, indicando um conhecimento limitado por parte dos discentes. Conclusão: Os resultados evidenciam uma lacuna significativa na formação dos discentes quanto à Enfermagem Forense. Ainda que exista interesse, o conhecimento técnico é limitado, o que reforça a necessidade de inserir esse conteúdo na matriz curricular dos cursos de Enfermagem, contribuindo para uma formação mais completa, crítica e sensível às demandas sociais. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Prof. Grad. Kalyne Araújo Bezerra pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Enfermagem Forense pt_BR
dc.subject Ciências forenses pt_BR
dc.subject Ciência da enfermagem pt_BR
dc.subject Matriz curricular pt_BR
dc.title Análise do conhecimento de discentes referente às competências e habilidades da enfermagem forense pt_BR
dc.type Other pt_BR


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