Resumo:
O Modelo de Reconstrução Educacional (MRE), proposto para o ensino de ciências, reúne pressupostos comensuráveis de três grandes teorias (construtivista; tradição alemã “Bildung and Didaktik”; “Design Research”), a fim de equilibrar a relevância dos conhecimentos científicos com os conhecimentos pré-instrucionais discentes ao se desenvolver uma solução/inovação educacional. Esta é uma pesquisa de desenvolvimento de um Jogo Educacional Complexo (JEC) a partir dos pressupostos teóricos e metodológicos do MRE. O percurso se deu a partir de pesquisas prévias que tiveram o MRE como norteador para estabelecer concepções próximas e distantes de discentes em relação ao conhecimento científico de referência em relação à Biodiversidade e à Cadeia alimentar. A pesquisa foi dividida em: 1) Análise do Quadro de Potencialidades Pedagógicas; 2) Seleção de Orientações Educacionais; 3) Definição de objetivos educacionais (conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais); 4) Prototipagem; 5) Avaliação. Os objetivos educacionais foram relacionados intrinsecamente com os do jogo durante a prototipagem, quando também foram definidos: público-alvo (Ensino Médio); faixa etária (a partir de 13 anos); grau de complexidade (médio) e mecânicas (jogo de tabuleiro de controle de área). A fase de avaliação para desenvolvimento e balanceamento consistiu em testes para identificar problemas e potencialidades educacionais, bem como a análise da relação entre o lúdico e o educacional, em busca do aperfeiçoamento do jogo, realizados com docentes em formação inicial. As evidências, além de indicarem necessidade de melhorias no design e na mecânica, indicam potencialidades relacionadas às seis habilidades cognitivas: lembrar, compreender, aplicar, avaliar, analisar e criar, tais como, lembrar que a espécie humana é um componente importante na biodiversidade; avaliar a interdependência dos seres vivos presentes na cadeia alimentar; e criar normas e valores de respeito acerca de interações entre as espécies.
Descrição:
SALES, Rayane Kelly Garcia. Predação animal: desenvolvimento do jogo educacional complexo para promoção da aprendizagem de conteúdos relativos à biodiversidade e cadeia alimentar. 2025. 40 f. Trabalho de
Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.