dc.contributor.author |
Silva, João Pedro de Oliveira |
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dc.date.accessioned |
2025-05-27T14:36:34Z |
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dc.date.available |
2025-05-27T14:36:34Z |
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dc.date.issued |
2024-11-19 |
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dc.identifier.other |
CDD 372.357 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33894 |
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dc.description |
SILVA, João Pedro de Oliveira. Será que é verdade? reflexões sobre a aplicação de uma sequência didática sobre répteis no ensino médio. 2024. 54 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Embora muitos estudos indiquem que o uso de sequências didáticas é eficaz no processo de ensino e aprendizagem, é fundamental que elas sejam produzidas com base em um referencial que permita superar as lacunas relacionadas aos conteúdos ensinados. O presente estudo teve como objetivo aplicar uma sequência didática elaborada com base em um referencial teórico que promove a conexão entre o conhecimento prévio dos estudantes e o conteúdo científico. Para isso, foi desenvolvida uma sequência didática (SD) sobre répteis, buscando investigar as concepções dos discentes acerca desse grupo. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa. A SD foi elaborada com base no referencial teórico e metodológico do Modelo de Reconstrução Educacional (MRE), visando promover a aprendizagem significativa no ensino de ciências. O público-alvo da pesquisa foi composto por estudantes do 2º ano do ensino médio da Escola Cidadã Integral Dom Adauto, situada na cidade de Juarez Távora, PB. A intervenção consistiu em quatro encontros presenciais, acompanhados da aplicação de quatro questionários, com o objetivo de coletar dados sobre as concepções dos estudantes em relação ao grupo. O estudo adotou a metodologia de análise de conteúdo proposta por Bardin (2011), que se estrutura em três etapas principais: (1) Pré-análise, (2) Exploração do material e (3) Tratamento dos dados. A partir dessa análise, foi possível obter categorias e subcategorias que emergiram das respostas dos estudantes. A metodologia adotada possibilitou uma abordagem mais humanizada e ativa, alinhada aos princípios de aprendizagem crítica e contextualizada. A intervenção pedagógica, por meio da sequência didática (SD), revelou-se eficaz para ampliar o repertório dos alunos sobre o tema. O processo também contribuiu para o enriquecimento profissional do pesquisador, evidenciando resultados positivos para ambas as partes. |
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dc.description.sponsorship |
Orientadora: Profa. Dra. Roberta Smania Marques |
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dc.language.iso |
other |
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dc.subject |
Sequência didática |
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dc.subject |
Pesquisa baseada em design |
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dc.subject |
Modelo de reconstrução educacional |
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dc.subject |
Ensino de répteis |
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dc.title |
Será que é verdade? reflexões sobre a aplicação de uma sequência didática sobre répteis no ensino médio |
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dc.type |
Other |
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