Resumo:
Embora muitos estudos indiquem que o uso de sequências didáticas é eficaz no processo de ensino e aprendizagem, é fundamental que elas sejam produzidas com base em um referencial que permita superar as lacunas relacionadas aos conteúdos ensinados. O presente estudo teve como objetivo aplicar uma sequência didática elaborada com base em um referencial teórico que promove a conexão entre o conhecimento prévio dos estudantes e o conteúdo científico. Para isso, foi desenvolvida uma sequência didática (SD) sobre répteis, buscando investigar as concepções dos discentes acerca desse grupo. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa. A SD foi elaborada com base no referencial teórico e metodológico do Modelo de Reconstrução Educacional (MRE), visando promover a aprendizagem significativa no ensino de ciências. O público-alvo da pesquisa foi composto por estudantes do 2º ano do ensino médio da Escola Cidadã Integral Dom Adauto, situada na cidade de Juarez Távora, PB. A intervenção consistiu em quatro encontros presenciais, acompanhados da aplicação de quatro questionários, com o objetivo de coletar dados sobre as concepções dos estudantes em relação ao grupo. O estudo adotou a metodologia de análise de conteúdo proposta por Bardin (2011), que se estrutura em três etapas principais: (1) Pré-análise, (2) Exploração do material e (3) Tratamento dos dados. A partir dessa análise, foi possível obter categorias e subcategorias que emergiram das respostas dos estudantes. A metodologia adotada possibilitou uma abordagem mais humanizada e ativa, alinhada aos princípios de aprendizagem crítica e contextualizada. A intervenção pedagógica, por meio da sequência didática (SD), revelou-se eficaz para ampliar o repertório dos alunos sobre o tema. O processo também contribuiu para o enriquecimento profissional do pesquisador, evidenciando resultados positivos para ambas as partes.
Descrição:
SILVA, João Pedro de Oliveira. Será que é verdade? reflexões sobre a aplicação de uma sequência didática sobre répteis no ensino médio. 2024. 54 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.