Resumo:
Diante da crescente necessidade de qualificação para o mercado de trabalho, torna-se fundamental ampliar o horizonte de aprendizagem dos discentes, melhorando o aperfeiçoamento da práxis pedagógica e autonomia em sala de aula. Nesse sentido, é essencial a participação em programas pedagógicos que antecipem o vínculo do licenciando com seu objeto de estudo, com o intuito de desenvolver as habilidades necessárias para superar os desafios da carreira docente. O presente estudo tem objetivo é apresentar e discutir as vivências de uma aluna de Educação Física no PIBID atuando como Bolsista de Iniciação à Docência durante o ano de 2022. O objetivo específico é relatar como essa experiência contribuiu para a prática pedagógica como futura professora de Educação Física. O PIBID foi desenvolvido na Escola Municipal Maria das Vitórias Achou Queiroz, localizada em Campina Grande, com uma vivência de 18 meses, respeitando o calendário
acadêmico. O trabalho baseia-se em um relato de experiência do tipo descritivo, apoiado por referências bibliográficas. Observe-se que o PIBID proporcionou ganhos significativos tanto para a formação docente quanto para o desenvolvimento profissional da licenciada, pois as atividades desenvolvidas durante o programa valorizam a realidade dos alunos, estimulam o desenvolvimento integral, além de proporcionar uma educação humanizada. Nesse contexto, a relevância do PIBID durante a formação inicial é inegável, enriquecendo a formação acadêmica e profissional, além de desenvolver habilidades necessárias para a profissão docente.
Descrição:
BARBOSA, Gessicleide Maria. A importância do PIBID para a formação inicial e continuada do professor de educação física. 2025. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.