Resumo:
O presente trabalho busca averiguar o impacto do uso de Materiais Didáticos Manipuláveis (MDM) no ensino da Matemática, especialmente o Material Dourado no ensino da divisão com números naturais. A pesquisa é motivada pela constatação deque muitos alunos têm dificuldades em compreender conceitos matemáticos dos mais básicos até os mais abstratos. Ao longo da pesquisa, é brevemente exposto uma contextualização histórica dos MDMs, além de examinar os conceitos teóricos que sustentaram sua aplicabilidade e destacar os benefícios que o uso desses materiais proporciona ao processo de ensino-aprendizagem. Em particular, o trabalho discute como o uso do Material Dourado pode transformar o ensino da operação de divisão, tornando-o mais compreensível e visual. A pesquisa foi conduzida em uma Escola Estadual de Ensino Fundamental II, em uma turma de 7° ano, onde os alunos foram convidados a resolver algumas operações de divisões com o auxílio do Material Dourado. A pesquisa é de abordagem qualitativa, para a obtenção de dados utilizou-se de 2 (dois) questionários e 1 (uma) atividade de averiguação. Questionários aplicados antes e depois das atividades revelaram que para a maioria dos estudantes o Material Dourado foi eficaz para facilitar o entendimento da divisão. Os resultados indicam que o uso de MDM não só melhoram a compreensão dos alunos, mas também aumenta seu interesse e engajamento, promovendo um ambiente de aprendizagem mais dinâmico.
Descrição:
GEDEÃO, Verbênia Vitória de Moura. O uso do material dourado como auxiliador no processo de ensino-aprendizagem da divisão. 2025. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.