Resumo:
O presente estudo tem como objetivo analisar, nos últimos dez anos, o que a literatura científica discute sobre a relação família-escola pública brasileira. A revisão sistemática da literatura foi realizada na base de dados Scielo- Scientific Electronic Library Online, no período de 2014 a agosto de 2024. Os descritores utilizados foram “escola pública” e “família” ligados através do operador booleano “AND”. Para organização da pesquisa foi utilizado o fluxograma prisma, e uma tabela foi elaborada pela autora para descrever as produções da amostra final, com o título do artigo, periódico (volume, nº e ano) e objetivos/ resultados. A análise e discussão dos escritos científicos identificaram que as amostras das pesquisas quali-quantitativas demonstraram grupos heterogêneos, seja de alunos, apenas pais, pais e professores ou alunos e pais, porém com temáticas que se assemelhavam, como a queixa escolar e a individualização na compreensão das problemáticas; a relação ainda incipiente entre famílias e as escolas e a culpabilização mútua no diálogo família-escola; o acompanhamento deficitário dos estudantes por parte dos responsáveis, gestão escolar e professores, e as situações de vulnerabilidade socioeconômica que dificultavam ou impossibilitavam o desenvolvimento dos estudantes. É necessário que novas pesquisas sejam realizadas com outros descritores, no intuito de compreender a complexa ligação entre família e escola, principalmente quanto à rede pública de ensino, considerando os aspectos macrossociais e microssociais que atravessam e são atravessados pelas duas instituições formadoras de cidadãos. Espera-se que esta revisão sirva de suporte para a análise crítica e para o processo de levantamento e organização de dados deste tema.
Descrição:
MENESES, Maria Clara. A relação família-escola pública: uma revisão sistemática da literatura. 2025. 24 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.