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A relação família-escola pública: uma revisão sistemática da literatura

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dc.contributor.author Meneses, Maria Clara Hilario Toscano
dc.date.accessioned 2025-05-27T14:53:32Z
dc.date.available 2025-05-27T14:53:32Z
dc.date.issued 2024-11-19
dc.identifier.other CDD 158
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33901
dc.description MENESES, Maria Clara. A relação família-escola pública: uma revisão sistemática da literatura. 2025. 24 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo tem como objetivo analisar, nos últimos dez anos, o que a literatura científica discute sobre a relação família-escola pública brasileira. A revisão sistemática da literatura foi realizada na base de dados Scielo- Scientific Electronic Library Online, no período de 2014 a agosto de 2024. Os descritores utilizados foram “escola pública” e “família” ligados através do operador booleano “AND”. Para organização da pesquisa foi utilizado o fluxograma prisma, e uma tabela foi elaborada pela autora para descrever as produções da amostra final, com o título do artigo, periódico (volume, nº e ano) e objetivos/ resultados. A análise e discussão dos escritos científicos identificaram que as amostras das pesquisas quali-quantitativas demonstraram grupos heterogêneos, seja de alunos, apenas pais, pais e professores ou alunos e pais, porém com temáticas que se assemelhavam, como a queixa escolar e a individualização na compreensão das problemáticas; a relação ainda incipiente entre famílias e as escolas e a culpabilização mútua no diálogo família-escola; o acompanhamento deficitário dos estudantes por parte dos responsáveis, gestão escolar e professores, e as situações de vulnerabilidade socioeconômica que dificultavam ou impossibilitavam o desenvolvimento dos estudantes. É necessário que novas pesquisas sejam realizadas com outros descritores, no intuito de compreender a complexa ligação entre família e escola, principalmente quanto à rede pública de ensino, considerando os aspectos macrossociais e microssociais que atravessam e são atravessados pelas duas instituições formadoras de cidadãos. Espera-se que esta revisão sirva de suporte para a análise crítica e para o processo de levantamento e organização de dados deste tema. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Maria Lígia de Aquino Gouveia pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Estudante pt_BR
dc.subject Núcleo familiar pt_BR
dc.subject Escola pública pt_BR
dc.title A relação família-escola pública: uma revisão sistemática da literatura pt_BR
dc.type Other pt_BR


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