Resumo:
Este trabalho tem como objetivo investigar o ensino de geometria mediado pela prática de origamis, buscando uma abordagem inclusiva voltada a estudantes com surdez no contexto da educação matemática. A proposta se fundamenta na necessidade de metodologias que promovam a acessibilidade e a compreensão do conteúdo matemático para alunos surdos, considerando as especificidades da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como um recurso facilitador. Ao introduzir o origami como ferramenta pedagógica, o estudo visa explorar como a construção de figuras geométricas pode ser utilizada para consolidar conceitos de forma visual e tátil, além de promover a interação e o engajamento dos estudantes na aprendizagem. A pesquisa se desenvolve em um ambiente escolar inclusivo e adota uma abordagem qualitativa, baseada na observação e análise das interações dos alunos durante a realização das atividades. Os resultados esperados incluem uma compreensão ampliada dos conceitos geométricos e uma maior autonomia dos estudantes surdos no aprendizado matemático, além de evidenciar a importância da mediação de práticas visuais e interativas no ensino inclusivo de matemática.
Descrição:
LOPES JÚNIOR, Erickson Ronielle de Sousa. Educação matemática inclusiva junto a estudantes com surdez: em cena o ensino de geometria mediado por origamis. 2025. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.