Resumo:
A natação tem sido um meio muito utilizado no tratamento de crianças com deficiências e transtornos devido sua contribuição. O presente estudo teve como objetivo geral relatar a experiência com uma criança TEA em uma escolinha de natação no período de três meses. Trata-se de um estudo descritivo e reflexivo, qualitativo, do tipo relato de experiência. O relato de experiência é uma ferramenta da pesquisa descritiva que apresenta uma reflexão sobre uma ação ou um conjunto de ações que abordam uma situação vivenciada no âmbito profissional de interesse da comunidade científica. O estudo aconteceu em uma escolinha de natação, situada na cidade de Campina Grande – PB, com duração de três meses. Participará da intervenção uma criança, do sexo feminino, com idade de 7 anos, residente em cidade de Campina Grande – PB, diagnosticada TEA, com grau leve. Foi utilizado para a coleta dos dados um questionário de anamnese, para um melhor conhecimento e identificação do caso e anotações do professor e relatos da mãe. Ao final desse ciclo podemos perceber a evolução motora e social dessa criança, comprovando que a natação contribui para o desenvolvimento de crianças com TEA
Descrição:
SOUZA, Gustavo Pereira de. A utilização da natação para desenvolvimento de uma criança com TEA: um relato de experiência. 2024. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.