Resumo:
A horta escolar é um espaço que possibilita diversos benefícios, entre eles, um maior entendimento acerca da sustentabilidade, estimula o trabalho coletivo, aproxima as crianças que moram no meio urbano da natureza, possibilita também melhor ensino-aprendizagem, a partir da realização de práticas, além de estimular a sensibilização e tornar as pessoas mais responsáveis em relação a assuntos de cunho ambiental. Considerando o exposto, este trabalho teve como objetivo aplicar técnicas agronômicas em uma horta escolar como estratégia de promoção da educação ambiental e da segurança alimentar e nutricional. Desenvolvido na Escola Municipal Escritora Lourdes Ramalho, em Campina Grande-PB, o projeto foi realizado no contexto do Programa Plantar e envolveu práticas pedagógicas integradas ao cultivo agroecológico. A metodologia adotada foi a pesquisa-ação, com atividades práticas realizadas entre fevereiro e junho de 2024, envolvendo alunos, professores, funcionários e membros da comunidade. As ações incluíram o preparo do solo, compostagem, plantio de hortaliças, manejo de pragas, conservação da água e fertilização orgânica. Além de favorecer o aprendizado ativo, a iniciativa fortaleceu valores como responsabilidade, cooperação e consciência ecológica. A horta escolar também se destacou como espaço de reflexão sobre hábitos alimentares saudáveis e sustentabilidade, promovendo uma formação integral dos estudantes. Os resultados demonstram que a integração entre educação e agronomia contribui significativamente para a construção de uma escola mais sustentável e para o fortalecimento da segurança alimentar e nutricional.
Descrição:
SILVA, Manoel Barbosa Pereira. Horta Escolar como Ferramenta para Promover a Educação Ambiental e a Segurança Alimentar e Nutricional. 2025. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual da Paraíba, Lagoa Seca, 2025.