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Potencialidades pedagógicas emergentes do diálogo entre as concepções científicas e as discentes sobre poluição do ar: primeira fase do design de uma sequência didática

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dc.contributor.author Freitas, Isadora Goncalo de
dc.date.accessioned 2025-06-02T13:18:18Z
dc.date.available 2025-06-02T13:18:18Z
dc.date.issued 2024-11-22
dc.identifier.other CDD 372.357
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33914
dc.description FREITAS, Isadora. Potencialidades pedagógicas emergentes do diálogo entre as concepções científicas e as discentes sobre poluição do ar: primeira fase do design de uma sequência didática. 2024. 23 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. pt_BR
dc.description.abstract O ensino de Ciências, sobretudo em Biologia, é frequentemente criticado pela falta de vínculo com a realidade dos estudantes, priorizando a memorização em detrimento de uma compreensão contextualizada. No tema da poluição do ar, estudos revelam que muitos alunos associam poluição apenas aos resíduos sólidos, sem reconhecer a relação com gases poluentes e eventos tanto naturais quanto causados pelo ser humano. Além disso, nota-se uma falta de entendimento sobre o impacto da poluição em suas vidas diárias. Este estudo explora as potencialidades pedagógicas que emergem do diálogo entre as concepções científicas e as dos alunos sobre poluição do ar, como um passo inicial para o design de uma sequência didática (SD) sobre o tema. Utilizando o Modelo de Reconstrução Educacional (MRE) como base, o design da SD valoriza tanto os conhecimentos prévios dos alunos quanto os saberes científicos, reforçando a relevância do contexto e da interação entre as percepções dos estudantes e o conteúdo ensinado. Com a abordagem de Pesquisa Baseada em Design (PBD), que integra teoria e prática, a pesquisa segue quatro etapas: (1) Análise das concepções científicas sobre poluição do ar em livros didáticos; (2) Análise das concepções dos alunos sobre o tema na literatura acadêmica; (3) Identificação de aproximações e diferenças entre as concepções científicas e as dos alunos; e (4) Identificação das potencialidades pedagógicas. Os resultados apontam como potencialidades pedagógicas as necessidades de aprendizagem voltadas para o entendimento das causas e consequências da poluição do ar, além de dificuldades no reconhecimento dos tipos de poluentes atmosféricos, visto que muitos estudantes ainda associam o conceito de poluição apenas ao descarte de resíduos sólidos, desconhecendo os poluentes gasosos. A pesquisa ressalta a importância de uma visão mais ampla sobre as fontes e os efeitos da poluição, promovendo um diálogo entre as concepções dos estudantes e o conhecimento científico para planejar intervenções pedagógicas e sequências didáticas mais efetivas. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Michelle Garcia da Silva; Coorientação: Profa. Ma. Érica Luana Ferreira Álvaro, Profa. Ma. Nívia Maria Rodrigues dos Santos. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de ciências pt_BR
dc.subject Modelo de reconstrução educacional pt_BR
dc.subject Poluição do ar pt_BR
dc.title Potencialidades pedagógicas emergentes do diálogo entre as concepções científicas e as discentes sobre poluição do ar: primeira fase do design de uma sequência didática pt_BR
dc.type Other pt_BR


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