Resumo:
O ensino de Ciências, sobretudo em Biologia, é frequentemente criticado pela falta
de vínculo com a realidade dos estudantes, priorizando a memorização em
detrimento de uma compreensão contextualizada. No tema da poluição do ar,
estudos revelam que muitos alunos associam poluição apenas aos resíduos sólidos,
sem reconhecer a relação com gases poluentes e eventos tanto naturais quanto
causados pelo ser humano. Além disso, nota-se uma falta de entendimento sobre o
impacto da poluição em suas vidas diárias. Este estudo explora as potencialidades
pedagógicas que emergem do diálogo entre as concepções científicas e as dos
alunos sobre poluição do ar, como um passo inicial para o design de uma sequência
didática (SD) sobre o tema. Utilizando o Modelo de Reconstrução Educacional
(MRE) como base, o design da SD valoriza tanto os conhecimentos prévios dos
alunos quanto os saberes científicos, reforçando a relevância do contexto e da
interação entre as percepções dos estudantes e o conteúdo ensinado. Com a
abordagem de Pesquisa Baseada em Design (PBD), que integra teoria e prática, a
pesquisa segue quatro etapas: (1) Análise das concepções científicas sobre poluição
do ar em livros didáticos; (2) Análise das concepções dos alunos sobre o tema na
literatura acadêmica; (3) Identificação de aproximações e diferenças entre as
concepções científicas e as dos alunos; e (4) Identificação das potencialidades
pedagógicas. Os resultados apontam como potencialidades pedagógicas as
necessidades de aprendizagem voltadas para o entendimento das causas e
consequências da poluição do ar, além de dificuldades no reconhecimento dos tipos
de poluentes atmosféricos, visto que muitos estudantes ainda associam o conceito
de poluição apenas ao descarte de resíduos sólidos, desconhecendo os poluentes
gasosos. A pesquisa ressalta a importância de uma visão mais ampla sobre as
fontes e os efeitos da poluição, promovendo um diálogo entre as concepções dos
estudantes e o conhecimento científico para planejar intervenções pedagógicas e
sequências didáticas mais efetivas.
Descrição:
FREITAS, Isadora. Potencialidades pedagógicas emergentes do diálogo entre as concepções científicas e as discentes sobre poluição do ar: primeira fase do design de uma sequência didática. 2024. 23 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.