Resumo:
O Aprendizado de Máquina está cada vez mais presente no dia a dia da sociedade,
possibilitando que várias áreas do mercado possam empregá-la com a finalidade de
otimizar seus resultados e encontrar oportunidades. A análise de sentimentos é um
recurso crucial que pode viabilizar e facilitar a implementação de tais melhorias.
Esse estudo aborda a análise de sentimentos em avaliações que os compradores
deixaram nos produtos do e-commerce Amazon, sendo feita com o uso de cinco
algoritmos de aprendizado de máquina: Naive Bayes (Multinomial), Regressão
Logística, Rede Neural Simples, Random Forest e Máquina de Vetores de Suporte
Linear. É realizada a coleta dos dados e o seu devido tratamento e com isso é
realizado o treinamento dos cinco modelos em cima de tais dados. Finalmente, foi
possível a realização de uma avaliação geral sobre os resultados obtidos, bem
como uma comparação entre os desempenhos individuais baseada em termos de
acurácia, precisão, recall, F1-score.
Descrição:
ARAÚJO, Daniel Xavier Brito de. Análise de sentimentos em avaliações online de produtos: um estudo comparativo entre diferentes modelos de aprendizado de máquina. 2024. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.