dc.contributor.author |
Araújo, Daniel Xavier Brito de |
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dc.date.accessioned |
2025-06-02T13:56:11Z |
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dc.date.available |
2025-06-02T13:56:11Z |
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dc.date.issued |
2024-11-12 |
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dc.identifier.other |
CDD 006.35 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33925 |
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dc.description |
ARAÚJO, Daniel Xavier Brito de. Análise de sentimentos em avaliações online de produtos: um estudo comparativo entre diferentes modelos de aprendizado de máquina. 2024. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O Aprendizado de Máquina está cada vez mais presente no dia a dia da sociedade,
possibilitando que várias áreas do mercado possam empregá-la com a finalidade de
otimizar seus resultados e encontrar oportunidades. A análise de sentimentos é um
recurso crucial que pode viabilizar e facilitar a implementação de tais melhorias.
Esse estudo aborda a análise de sentimentos em avaliações que os compradores
deixaram nos produtos do e-commerce Amazon, sendo feita com o uso de cinco
algoritmos de aprendizado de máquina: Naive Bayes (Multinomial), Regressão
Logística, Rede Neural Simples, Random Forest e Máquina de Vetores de Suporte
Linear. É realizada a coleta dos dados e o seu devido tratamento e com isso é
realizado o treinamento dos cinco modelos em cima de tais dados. Finalmente, foi
possível a realização de uma avaliação geral sobre os resultados obtidos, bem
como uma comparação entre os desempenhos individuais baseada em termos de
acurácia, precisão, recall, F1-score. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Prof. Dr. Wellington Candeia de Araujo |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizado de máquina |
pt_BR |
dc.subject |
Análise de sentimentos |
pt_BR |
dc.subject |
Algoritmos |
pt_BR |
dc.title |
Análise de sentimentos em avaliações online de produtos: um estudo comparativo entre diferentes modelos de aprendizado de máquina |
pt_BR |
dc.type |
Other |
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