UEPB - Repositório Digital

Inteligência artificial generativa na educação matemática: o que vem sendo pesquisado

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Barros, Jose Emanuel Felipe
dc.date.accessioned 2025-06-02T14:02:08Z
dc.date.available 2025-06-02T14:02:08Z
dc.date.issued 2024-11-22
dc.identifier.other CDD 570.71
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33927
dc.description BARROS, J.E.F. Inteligência Artificial Generativa na Educação Matemática: O que vem sendo pesquisado. 2024. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho analisa o uso de Inteligências Artificiais Generativas (IAGs), com foco no ChatGPT, no contexto do ensino de Matemática, buscando compreender suas contribuições e desafios para a prática docente. Trata-se de uma pesquisa de natureza bibliográfica, que examina estudos e obras recentes sobre o tema, disponíveis no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, com o objetivo de fazer uma análise sintética ao investigar como essas tecnologias têm sido integradas à Educação Matemática e de que forma podem auxiliar professores e alunos. Os resultados apontam que, embora o uso de IAGs na educação básica ainda seja incipiente, essas ferramentas apresentam grande potencial para personalizar o aprendizado, oferecer suporte didático e automatizar tarefas, contribuindo para um ensino mais interativo e adaptativo. O estudo também discute as limitações e desafios éticos associados ao uso dessas tecnologias, abordando questões como privacidade, vieses algorítmicos e a precisão das respostas geradas. Conclui-se que, apesar dos obstáculos, as IAGs, como o ChatGPT, podem desempenhar um papel significativo na Educação Matemática, estimulando a inovação pedagógica e a autonomia dos estudantes. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dr. Jair Dias de Abreu pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject IAGenerativa pt_BR
dc.subject Metodologias ativas pt_BR
dc.subject Educação Matemática pt_BR
dc.subject Ensino de matemática pt_BR
dc.title Inteligência artificial generativa na educação matemática: o que vem sendo pesquisado pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta