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Concepções de professores sobre questões sociocientífica e seu uso no processo de ensino na educação basica

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dc.contributor.author Monteiro, Davi Morais
dc.date.accessioned 2025-06-02T16:04:59Z
dc.date.available 2025-06-02T16:04:59Z
dc.date.issued 2024-11-22
dc.identifier.other CDD 507.1
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33932
dc.description MONTEIRO, Davi Morais. Concepções de professores sobre questões sociocientífica e seu uso no processo de ensino na Educação Básica. 2024. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho tem como objetivo analisar como os participantes da pesquisa compreendem a integração das Questões Socio-científicas (QSC) no ensino de Química no ensino médio, destacando seus impactos no desenvolvimento de habilidades críticas e na formação de cidadãos conscientes e engajados. A fundamentação teórica aborda a evolução das QSC dentro do contexto da Educação CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente), enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar que conecte a ciência a problemas sociais, éticos e ambientais contemporâneos. A metodologia adotada foi uma pesquisa qualitativa, caracterizada pelo estudo de caso realizado na Escola Cidadã Integral Professor Raul Córdula, localizada em Campina Grande - PB. Participaram do estudo dez professores da rede estadual de ensino, os quais a análise dos dados foi realizada com base nas respostas dos questionários estruturados em questões socio-cientifica?, que abordaram temas como formação continuada, tempo de atuação em sala de aula, compreensão das QSC, formação específica para trabalhar com QSC, utilização de materiais didáticos que abordam QSC, preparação para planejar aulas com QSC e percepção da importância das QSC no ensino. Os dados indicaram que todos os professores reconhecem a importância das QSC para a formação dos alunos, embora 100% relatem a falta de capacitação contínua oferecida pela instituição. Dessa forma, conclui-se que a incorporação das QSC no ensino de Química é essencial para uma educação mais contextualizada e significativa, que prepara os alunos para enfrentar os desafios sociais, ambientais e éticos do mundo contemporâneo. Para que essa integração seja efetiva, é fundamental que haja um compromisso institucional com a formação contínua dos professores e o fornecimento de materiais didáticos adequados. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Me. Gilberlandio Nunes da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Química pt_BR
dc.subject Educação CTSA pt_BR
dc.subject Questões sociocientíficas pt_BR
dc.title Concepções de professores sobre questões sociocientífica e seu uso no processo de ensino na educação basica pt_BR
dc.type Other pt_BR


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