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Este trabalho tem como objetivo analisar como os participantes da pesquisa compreendem a integração das Questões Socio-científicas (QSC) no ensino de Química no ensino médio, destacando seus impactos no desenvolvimento de habilidades críticas e na formação de cidadãos conscientes e engajados. A fundamentação teórica aborda a evolução das QSC dentro do contexto da Educação CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente), enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar que conecte a ciência a problemas sociais, éticos e ambientais contemporâneos. A metodologia adotada foi uma pesquisa qualitativa, caracterizada pelo estudo de caso realizado na Escola Cidadã Integral Professor Raul Córdula, localizada em Campina Grande - PB. Participaram do estudo dez professores da rede estadual de ensino, os quais a análise dos dados foi realizada com base nas respostas dos questionários estruturados em questões socio-cientifica?, que abordaram temas como formação continuada, tempo de atuação em sala de aula, compreensão das QSC, formação específica para trabalhar com QSC, utilização de materiais didáticos que abordam QSC, preparação para planejar aulas com QSC e percepção da importância das QSC no ensino. Os dados indicaram que todos os professores reconhecem a importância das QSC para a formação dos alunos, embora 100% relatem a falta de capacitação contínua oferecida pela instituição. Dessa forma, conclui-se que a incorporação das QSC no ensino de Química é essencial para uma educação mais contextualizada e significativa, que prepara os alunos para enfrentar os desafios sociais, ambientais e éticos do mundo contemporâneo. Para que essa integração seja efetiva, é fundamental que haja um compromisso institucional com a formação contínua dos professores e o fornecimento de materiais didáticos adequados. |
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