Resumo:
Este trabalho tem como foco a elaboração de uma proposta didática para o ensino de frações no Habbo Hotel, uma plataforma virtual, onde um jogo físico foi adaptado para criar um ambiente interativo e envolvente. O estudo desenvolve um ambiente interativo onde conceitos de frações, como simplificação e frações equivalentes, são abordados de forma prática e dinâmica. A proposta, baseada em uma metodologia qualitativa, é pensada para ser usada em sala de aula com equipes de alunos, incentivando a cooperação e o aprendizado em grupo. Embora a proposta pedagógica tenha sido idealizada para um contexto educativo, ele não será aplicado. O trabalho explora como essa plataforma, originalmente um jogo e uma rede social, pode ser adaptada para criar um quarto temático sobre frações, onde os alunos interagem com atividades matemáticas de forma envolvente. Através do uso dos wireds (ferramentas pré-definidas de programação), é possível estabelecer regras que transformam o jogo em uma experiência educativa. Este estudo também reflete o papel da tecnologia no ensino, mostrando como um ambiente que une diversão e aprendizado pode estimular o interesse dos alunos. Conclui-se que, com planejamento e criatividade, o Habbo Hotel pode oferecer uma maneira interessante e acessível de ensinar frações e tornar a matemática mais atrativa para os estudantes.
Descrição:
MARTINS, Arthyson Matheus Santos de Andrade. O Habbo Hotel como recurso didático no estudo de frações. 2024. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.